ATELIER

SOBRE NÓS

O Atelier 66 é um estúdio de arquitetura fundado em 2001 por Maria João Patronilho. O Atelier dedica a sua prática a campos de atuação variados como edifícios de habitação, locais de comércio ou espaços públicos.

Com a missão de transformar os espaços, atuamos com a nossa experiência e sustentamos o nosso trabalho na criação de projetos que proporcionam uma melhor qualidade de vida e experiência de utilização. Com isto em mente, executamos projetos com a preocupação de encontrar o melhor equilíbrio entre estética e função, atendendo sempre ao pedido pelo cliente, dedicando o tempo e aconselhamento necessário para o resultado pretendido.

Trabalhamos em rede, com parceiros profissionais de outras áreas de especialidade, de forma próxima e em todas as fases do projeto, mantendo a relação com o cliente e assegurando um resultado final em equilíbrio com as suas necessidades e uma prática sustentável de projecto.

 

O Atelier 66 trabalha com o cliente para melhorar os espaços físicos que o rodeiam e é essa a base do seu contributo.

EQUIPA

Maria João Patronilho

Licenciada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, iniciou a sua carreira em 1994, colaborando com alguns gabinetes de incontornável renome na arquitetura portuguesa; como o de Alberto de Souza Oliveira, o de Manuel e Francisco Aires Mateus e o de Camilo Cortesão.

Em 2001 decide criar o seu próprio gabinete, Atelier 66 e, desde então, tem desenvolvido uma ampla variedade de projetos de obra pública e privada.

Os mais de 20 anos de profissão permitiram acumular uma vasta experiência, na gestão e coordenação de equipas, não só de arquitetura mas de todas as especialidades; mormente em projetos de requalificação de espaço público e requalificação ambiental, bem como em projetos habitacionais e industriais.

 

Hugo Casanova, desde 2020

Sofia Artemych, desde 2022

João Dores Antunes, 2020-2022

Mariana Vicente Raio, 2018-2019

Joana Ribeiro Martins, 2015-2018

Diogo Dantas, 2009-2012

Iva Viana de Lemos, 2007-2017

PRÉMIOS E CONCURSOS

2016

2º lugar

Concurso Público para a elaboração de projecto de recuperação de edifício destinado a Complexo de Investigação do ISEG 

 

2015

2º prémio 

Concurso Público de Conceção para a elaboração do projecto do Parque Urbano de Arruda dos Vinhos

3º lugar

Concurso Público de Conceção para a Requalificação Urbana das Devesas Altas, em Oleiros

 

2014

2º prémio 

Concurso de Conceção Público para Elaboração Dos Projetos De Arquitetura E Engenharia De Especialidades Referentes À Operação De Loteamento E A Operação Urbanística Da Escola Profissional De Hotelaria De Fátima

 

2012

2º lugar

Concurso Público Desafios Urbanos, Espaço de Arquitetura em articulação com a Porto Vivo - SRU

 

2011

1º lugar

Concurso Público de Elaboração do Projeto de Execução de Requalificação e Valorização de Vila Nova de Milfontes, no âmbito da intervenção da Polis Litoral Sudoeste

1º lugar

Concurso Público de Conceção para o Projeto De Requalificação E Valorização Da Pateira De Fermentelos: Criação De Percursos Pedonais e Cicláveis, No Âmbito Da Intervenção Da Polis Litoral Ria De Aveiro com coordenação geral do Arqto. Paisagista Bruno Costa e Arqta. Maria João Patronilho e Equipa Multidisciplinar.

2º lugar 

Concurso Público de Conceção para a Elaboração do Projeto de Criação de Via Ciclável como Forma de Vivência da Ria, no Âmbito da Intervenção da Polis Litoral Ria de Aveiro, com coordenação geral do Arqto. Paisagista Bruno Costa e Arqta. Maria João Patronilho e Equipa Multidisciplinar.

 

2010

11º lugar

Concurso de conceção, no âmbito da U.E. para a Elaboração do Projeto de Reabilitação dos Edifícios da Quinta de Fora do Mosteiro de S. Bento – Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Santo Tirso, Câmara Municipal de Santo Tirso, com coordenação geral da Arqta. Maria João Patronilho.

11º lugar 

Concurso de Conceção para a Elaboração do Projeto de Requalificação do Edifício do Museu do Carro Elétrico – Porto, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, S.A., com coordenação geral da Arqta. Maria João Patronilho.

 

2009

1º lugar

Concurso Público de Conceção para Elaboração do Projeto de Requalificação da Frente Ribeirinha - Praia do Coral, Sociedade Polis Litoral Norte, Parque Expo

1º lugar

Concurso Público de Conceção para Elaboração de Nove Projetos de Execução para as Intervenções Previstas nos Planos de Praia, Sociedade Polis Litoral Norte, Parque Expo

4º lugar

Concurso Público para Elaboração do Projeto de Intervenção e Requalificação da Ilha de Tavira, Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, Parque Expo

 

2006

3º prémio

Concurso Público Ideias Arranjo e Ordenamento da Frente de Mar Albufeira Salgados, Galé, Portimão, Algarve